segunda-feira, 27 de maio de 2013

Síntese sobre meio ambiente

A ESCASSEZ DA ÁGUA

    Nós entendemos que existe 2%  de água doce no planeta disponível,mas essa água não está disponível pois está em forma
solida,ou seja gelo em icebergs. E só 1% é água potável.
    No ano de 1950 havia 2,5 bilhões de habitantes, e de 1950 para 2000 a população cresceu mais de 50% e ficou com 6 bilhões de habitantes. Segundo a ONU 1,3 bilhão de pessoas não tem água potável.
    Outra,coisa que interfere  é o desflorestamento rápido das matas ciliares que protege os rios e quando cortadas cai a sujeira no rio e polui.
    Também acontece o desflorestamento que é quando  um humano faz uma obra  e junta-se terra,dentro dos rios. Quando plantamos de forma errada também acontece o assoreamento que prejudica as mananciais.
Melissa Duarte dos Santos
-->
Os danos à atmosfera
A atmosfera é uma capa protetora que deixa a temperatura equilibrada (por exemplo de dia estar meio quente e de noite estar mais fresco para que possa ter vida sobre a Terra).
Sem a atmosfera a terra seria 17º C negativos e a Terra seria coberta de gelo.
Devido desflorestamento queimadas desenfreada (sem parar)está provocando o aumento de gás carbônico na atmosfera e assim o planeta fica mais quente.
Segundo os pesquisadores as maiores conseqüência desse aquecimento é o inverno, está tendo frio no verão, também está mudada a temperatura dos oceanos isso provoca a cadeia alimentar marinhas e outros problemas.
E também tem sido destruída a camada de ozônio que é o que protege o câncer de pele e outros problemas provocado pelos raios solares, e destruindo a camada de ozônio causando um buraco gigantesco em certas ocasiões ele é de 31 milhões de quilômetros quadrados.
Fabrielli, Rafaella, Larissa e Camila

-->
A ameaça à biodiversidade
a biodiversidade tem sido ameaçada nos últimos tempos, que está destruindo a fauna e a flora.
O Brasil é campeão mundial de especies, os ecossistemas encontrasse em situação critica:a mata atlântica e o cerrado, que fica na lista dos 25 ambientes mais ameaçados.
As causas desses acontecimento é:a exploração de madeira, o avanço das fronteiras agrícolas, a caça e a extração ilegais e a devastação das florestas.
Fabrielli Renzi, Camila, Rafaela e Larissa.


-->
Os Danos a Atmosfera
Atmosfera(capa protetora que regula a temperatura do nosso planeta para que as pessoas não morram e haja vida no planeta.
Se não existisse a Atmosfera , a temperatura seria de 17°C negativos e o planeta seria coberto de gelo.
Essa capa protetora esta sendo agredida pelo desflorestamento, pela queimada, e isso provoca o aumento de gás carbônico e assim o planeta fica mais quente.
A camada de ozonio que protege as pessoas do cancêr de pele e outras doenças transmitidas pelos raios solares, vem sendo destruída pelos refrigeradores e outros produtos índustrializados.
Gabriel Hudson, Laura, Melissa 
-->
A ameaça a biodiversidade

A biodiversidade está sendo ameaçada por conta das queimadas e do desflorestamento, e a fauna e a flora também esta sendo prejudicada.
O Brasil é campeão em inúmeras espécies da fauna e da flora, nós temos dois ecossistemas em situação de risco, a mata atlântica está na lista dos 25 lugares mais ameaçados.
As causas são: a exploração de madeiras, a caça ilegal nas florestas.

A luta pela sustentabilidade do planeta

O planeta não abriga apenas a fauna e a flora e também o ser humano.
O ser humano habita a terra com suas próprias maneiras, o meio ambiente não precisa de nós, mas nós precisamos dele.
O planeta não é de uma só pessoa, mas de todo mundo, e a natureza também habita a terra.
Todo mundo tem o direito de respirar ar puro,a água de qualidade e condições de vida útil no planeta.
José Hélio, Heloisa, Vinícios e Gabriel Simendes
 
-->
A luta pela sustentabilidade do planeta
O ser humano também faz parte do meio ambiente e é o homem que faz parte do meio ambiente, não o meio ambiente faz parte do ser humano.
O planeta não é só de uma pessoa isolada mais sim de um patrimônio da humanidade.
E todos tem direito a ar e a água é a qualidade de vida.
Tem gente que não pensa assim mais cada dia esta ficamdo mais evidente.
É essa compreensão que veio a ação de cada um que transformou os séculos.
E é assim que vamos vem ser todos esses problemas com a ajuda de cada um vamos deixar o planeta sustentado.
Fabrielli Renzi, Rafafaella, Larissa e Camila
-->
A ameaça da biodiversidade
A biodiversidade está sendo ameaçada causando destruição da flora e fauna. O Brasil campeão mundial em espécies de flora e fauna. A mata Atlântida e o cerrado estão em estado crítico. A causa dessa ameaça são: a exploração da madeira, o avanço das fronteiras agrícolas, a caça, extração ilegais de animais e a devastação das floresta.

Vitor, Felipe, Thiago e Welington
-->
A escassez da água
No planeta terra a água só vai durar por mais vinte
anos.79 % da água é salgada 2% da água é doce 1%da água é potável (quer dizer água limpa).
A água está acabando por causa do crescimento da população. No ano 2.000 6 bilhões de pessoas viveram na Terra.
A mata ciliar segura a terra para não cair no rio, mas com o desmatamento da mata ciliar a água está acadando pelo assoreamento (acúmulo de areias ou terras no rio,provocada por construções).
Vitor, Tiago, Felipe e Welington
 
-->
Luta pela sustentabilidade do planeta
O planeta não é apenas a fauna tirando o homem .O ser humano é uma espécies que vivam na Terra, convivendo com as demais maneias. O meio ambiente não é algo que se
coloca fora do homem;ao contrario, o homem construiu o meio ambiente.
Por outro lado, o planeta não é de um, mas de todos. A natureza não e de pessoas separadas que vivem espaços marcados, mas conquista da humanidade. Dessa forma, todos têm direto a ar puro, água , qualidade de vida. Essa compreensão pode ainda divulgar para muitas pessoas, mas, a cada dia, fica mais clara. Com essa compreensão, também é necessário vir a consciência que foi a ação de cada um veio transformando planeta ao longo dos seculos. È assim a também , que pode reverter esse quadro. É urgente,então, a mudança de hábitos e atitudes de todas as pessoas que vivem neste planeta,na direção de se construir a sustentabilidade da vida na Terra.
Vitor, Felipe, Thiago e Welington

-->
A escassez da água
Eu entendi que só vai ter água disponível para mais 20 anos.
E 97% é água salgada,2% é água doce e 1% é água potável.
A população está crescendo,no ano de 2.000,6 bilhões de pessoas moravam na Terra.
Em 1.950 moravam 2,5 bilhões de pessoas na Terra.
Como você viu o crescimento de pessoas é aceleradíssimo.
1,3 bilhões de não têm água potável,então a situação vai ficar mais grave.
O desflorestamento desenfreado que compromete as áreas de nascentes e as matas.
 Marcos, Millena, kayky e Yasmin
 
-->
A ameaça à biodiversidade
A natureza está sendo ameaçada provocando a destruição de inúmeras espécies.
No brasil o que está mais ameaçado é a: mata atlântica e o cerrado que se defini na lista dos 25 ambientes mais ameaçados do mundo.
A causa dessa destruição são as seguintes:exploração de madeira, desmatamento,caça, poluição e a devastação das
florestas.

A luta pela sustentabilidade do planeta
Cada vez mais, as pessoas, tem consciência que fazem parte do planeta.
O meio ambiente não é de um, mas de todos e todos temos direitos a qualidade de vida, por esse motivo fica cada vez mais evidente a responsabilidade do homem na preservação da natureza.
Entendemos que o planeta chegou a esse ponto por causa de cada um e é através de cada um que se dará a mudança.
Yasmin Lima Alves, Marcos, Milena e KayKy    O efeito estufa acontece quando gases poluentes se acumulam na atmosfera, disso é produzido uma capa, essa capa é como se fosse uma estufa,pois sua semelhança é de que as esquentam e deixam a temperatura adequada para nós sobrevivermos.
    Já a chuva ácida é um dos grandes problemas para o meio ambiente, pois na sua composição existem muito ácido por isso seu nome é chuva acida.
    A desertificação acontece quando não existem cuidados com o solo por exemplo: o desmatamento, queimadas e etc...
    O Brasil é um dos países que possui mais flora e fauna por existirem várias espécies ele é considerado mega biodiverso.
    Em uma queimada ou um desmatamento pode ocorrer desequilíbrio no ecossistema pois pode prejudicar a alimentação de animais e plantas ou seja a cadeia alimentar.
    A erosão acontece com as atividades do homem ou vento água e etc... São canais,com várias profundidades,para que a erosão não aconteça é preciso existir preservação ao meio ambiente e se existir,a erosão, a área não poderá fazer o cultivo de plantações.

LARISSSA, FABRIELLE, CAMILA E RAFAELA
-->
Efeito estufa é a poluição do ar e é uma das principais causas do aquecimento.A chuva ácida é um dos problemas ambientais mais sérios da atualidade.
Desertificação é um fenômeno, ele consiste na perda da produtividade biológica.
Biodiversidade: o Brasil tem a maior quantidade de flora e fauna.

Ecossistema é o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, micro-organismos e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e atmosfera mantem entre si.

A erosão é um processo que faz com que as partículas do solo sejam desprendidas e transportadas pela água, vento ou pelas atividades do homem.

Laura P., Melissa, Gabriele Hudson - data:07/05/13
-->
O que é chuva ácida ?

A denominação de chuva ácida é utilizada para qualquer chuva que possua um valor de PH inferior a 4,5 unidades.
Esta acidez da chuva é causada pela solubilização de alguns gases presentes na atmosfera terrestre cuja hidrólise seja ácida. Entre estes destacam-se os gases contendo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis. Pode também dizer-se que as chuvas “normais” são ligeiramente ácidas,pois apresentam um valor de PH próximo de 5,6. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água,formando um ácido fraco,conhecido como ácido carbônico,de acordo com a reação química que se apresenta abaixo:
CO2 (g)+h20 (i) ---> h2co3 (aq)


O que provoca chuvas ácidas ?

Os principais contribuintes para a produção dos gases que provocam as chuvas ácidas,lançados na atmosfera,são as emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem nos solos,pântanos e oceanos.
A ação humana no nosso planeta é também grande responsável por este fenômeno. As principais fontes humanas desses gases são as indústrias,as centrais termoelétricas e os veículos de transporte.
Estes gases podem ser transportados durante muito tempo,percorrendo milhares de quilômetros na atmosfera antes de reagirem com partículas de água,originando ácidos que mais tarde se precipitam.
A precipitação ácida ocorre quando a concentração de dióxidos de enxofre (so2) e óxidos de azoto (no,no2,no2o5) é suficiente para reagir com as gotas de água suspensas no ar (as nuvens).
Tipicamente,a chuva ácida possui um PH à volta de 4,5,podendo transformar a superfície do mármore em gesso.
A chuva ácida industrial é um problema substancial na China ,na Europa Ocidental,na Rússia e em áreas sob a influência de correntes de ar provenientes desses países. Os poluentes resultam essencialmente da queima de carvão com enxofre na sua composição,utilizado para gerar calor e eletricidade.
Mas nem sempre as áreas onde são libertados os poluentes,como as áreas industriais,sofrem as consequências dessas chuvas,justamente porque a constante movimentação das massas de ar transporta esses poluentes para zonas distantes.
Por esta razão,a chuva ácida é,também considerada uma forma de poluição transfronteiriça,já que as regiões que não poluem podem ser severamente prejudicadas pela sua precipitação.




2 comentários:

  1. Olá alunos do 5º ano A !!!

    Passei por aqui para parabenizá-los pelo blog e também pelas belíssimas produções. Adorei a síntese que vocês fizeram sobre os textos do meio ambiente, mostraram que são verdadeiros pesquisadores, isso é aprendizagem baseada na investigação.

    Profª Gisele Flávia

    ResponderExcluir
  2. gente gostei muito dos textos e obrigada professora GISELE!!!

    ResponderExcluir